A empresa MC Criações foi fundada em 1997 por Mariana Caltabiano, que começou a trabalhar em 1991 como redatora publicitária na agência DM9.

Em 1995 foi estudar cinema na NY Film Academy e School of Visual Arts. Em 1996 recebeu um convite para fazer parte da equipe de criação da Talent.

Durante sua carreira recebeu prêmios em festivais nacionais e internacionais de propaganda (Anuário do Clube de Criação, NY Advertising Festival, Prêmio Colunistas, entre outros).

Em 1997 escreveu um livro infantil chamado "Jujubalândia".
O livro que fala sobre um reino todo feito de comida acabou virando peça de teatro, CD e programa de tv.
Em 1998 Mariana criou, dirigiu e produziu a série Zuzubalândia. Foram 120 episódios exibidos e reprisados pelo SBT durante dois anos. Foi a primeira vez que a emissora pagou pelos direitos de exibição de um produto nacional de produção independente.
A série era estrelada por bonecos e combinava entretenimento com educação. Além das aventuras dos personagens, havia também um talk show, que era uma paródia do programa do Jô Soares.

No mesmo ano que estreou no SBT, a autora foi contratada pela TV Globo para criar, escrever e dirigir uma nova série. Foi quando nasceu a Turma da Garrafinha.
A série Garrafinha foi exibida pela TV Globo durante três anos e chegou a atingir 14 pontos no ibope.
Os personagens foram licenciados por empresas de brinquedos, Cds, CD-Rom, cosméticos e alimentos.
1999 - Mariana criou o programa Flora Encantada. Uma novela ecológica diária estrelada pela apresentadora Angélica, atores mirins e bonecos.
2000/ 2001 - Continuou escrevendo os episódios da Turma da Garrafinha. Criou e escreveu uma nova série de bonecos chamada "Bigode & Bicudo" que fazia parte da programação da TV Globinho. Nesta atração um coelho maluco e um pato ingênuo faziam espetáculos cômicos num teatro.

2000 - Criou "Gui & Estopa" e o portal infantil
www.iguinho.com.br

No mesmo ano lançou o site
www.zuzubalandia.com.br

2003 - Criou o nome e o conceito "Fábrica Maluca" para o programa da apresentadora Eliana.

Também foi responsável pela criação e design dos personagens Mestre Coco e Lobisval. Veja o site.
Em 2003 Mariana escreveu o livro "Arca de Ninguém" e em 2004 o “Tampinha Tira os Óculos”. Os dois foram publicados pela Editora Scipione.

2004 / 2005 - Escreveu e dirigiu os curtas do "Gui e Estopa" exibidos nos cinemas do Grupo Severiano Ribeiro.
Em 2005 criou uma nova família de personagens: a Turma do Super V. Veja o site.
Vips - Histórias Reais de um Mentiroso.

Em 2005 publicou seu primeiro livro para o público adulto: Vips Histórias - Reais de um Mentiroso que ficou 5 semanas na lista dos 10 mais vendidos do Brasil e chegou ao 7o lugar. O livro conta a história real de Marcelo Nascimento da Rocha que fingiu ser dono da Gol em um evento badalado em Recife. Durante 4 dias, ele comeu e bebeu de graça, foi paparicado por modelos, atrizes, empresários e apresentadores. Deu entrevistas para a tv e posou para fotógrafos de colunas sociais. Foi descrito como um dos maiores malandros de todos os tempos. Já se fez passar por oficial do Exército, policial de grupo de elite, guitarrista de rock, líder do PCC, fiscal da receita, repórter da MTV, olheiro da seleção e outras coisas mais. Como se tudo isso já não bastasse, quando não estava aplicando golpes, ele trabalhou como piloto do narcotráfico. No momento o livro está sendo adaptado para o cinema.

VIPs - histórias reais de um mentiroso Editora Jaboticaba.
Em maio de 2006, Mariana foi contratada pelo SBT para criar uma nova linguagem, um novo visual e também renovar a grade de desenhos da programação da manhã. As primeiras mudanças começaram a ser vistas no final de junho e logo surtiram efeito.

No dia 10 de julho de 2006 foi lançado um programa totalmente reformulado que passou a vencer a TV Globo pelas manhãs. A média no ibope subiu de 8 para 10 pontos. As ações implementadas por Mariana.

Em sua estréia o novo Bom Dia & Cia, exibido das 8h57 às 12h01, obteve média de 14 pontos de audiência domiciliar, com 42% de participação e pico de 65%. No mesmo horário a Globo registrou 9 pontos de audiência. aumentaram em 5 vezes os investimentos de merchandising no programa.
Em 2006, Mariana deixou o SBT para iniciar a produção das "Aventuras de Gui & Estopa". O primeiro longa de animação brasileiro comprado pelo Cartoon Network.

O filme conta a história de dois produtores inexperientes que decidem fazer uma série de animação chamada “As Aventuras de Gui & Estopa”. Um dos produtores é estressado e o outro totalmente relaxado. De forma divertida, o público descobre junto com “Stress” e “Relax” como é feito um desenho animado, desde o roteiro até o lançamento nas salas de cinema.

O filme foi destaque do 17º Anima Mundi e ficou em cartaz no Projeto Escola do Cinemark durante todo o ano de 2009. Estreou no Cartoon Network no dia 30 de agosto de 2009.
Em 2008 lançou o livro “O Mistério da Casa Hope” que tem toda a sua renda revertida para a Casa Hope: instituição que cuida de crianças carentes com câncer. Veja o Especial
Em 2008 a MC Criações lançou o Canal Natureza. Um portal com jogos, fotos, vídeos, informações e animações relacionadas a natureza. Veja o Site
Grandes Pequeninos

Em 2009, Mariana escreveu o livro Grandes Pequeninos que acompanha um CD criado por Jair Oliveira e Tania Khallil. As ilustrações foram feitas por Eduardo Jardim, um dos desenhistas do estúdio Mariana Caltabiano Criações. Na história, a bebê Isabela escreve um diário dentro da barriga de sua mãe, contando de forma divertida, como é a vida de um bebê até o dia do seu nascimento. O livro/CD foi publicado pela editora Ediouro.

O Cd tem participações de Seu Jorge, Luciana Mello, Max de Castro, Simoninha, Maria Paula, João Suplicy, Wanessa Jackson, Jair Rodrigues, Pedro Camargo e André Moraes.
“Gui & Estopa no Fundo do Mar” e “Gui & Estopa em Bichos do Brasil” são dois documentários que misturam imagens ao vivo de natureza com animação.

São exibidos pelo Cartoon Network em forma de episódios. Junto com os personagens da Turma de Gui & Estopa, o público se diverte ao mesmo tempo em que descobre uma série de curiosidades sobre os bichos do Brasil, fundo do mar e o meio ambiente.

Os documentários foram patrocinados pela Oi, através da Ancine e da Lei de Incentivo a Cultura.
OMO lança livro “Se Sujar Faz Bem”

Sempre parceira das mães nas discussões sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, OMO lança o livro Se Sujar Faz Bem. Escrito por Mariana Caltabiano.

“O projeto reforça a mensagem especial de OMO às mães sobre a importância de brincadeiras e atividades que incentivem seus filhos a ultrapassarem desafios e se superarem, pois acreditamos que toda criança tem direito a enfrentar todo e qualquer obstáculo para o seu pleno desenvolvimento”, explica Regina Camargo, gerente de marketing da marca. “Este projeto é uma das formas de materializar a missão da marca”, completa.

O livro será distribuído por meio da ação promocional “Leve Diversão com OMO”, idealizada pela agência Bullet. Na compra de 3kg de OMO Multiação Tanquinho (2 kg para as regiões Norte e Nordeste), seja nas embalagens de 1kg ou de 500gr, a consumidora ganhará um exemplar. A promoção será válida de 01 a 31 de março em mais de 300 pontos de venda de todo o país. A tiragem de Se Sujar Faz Bem é de 500 mil exemplares. (para informação sobre as lojas participantes, acesse www.omo.com.br).
BRASIL ANIMADO - O PRIMEIRO LONGA NACIONAL 3D

Brasil Animado é o primeiro longa brasileiro com captação e exibição 3-D. O filme mistura animação com imagens reais dos lugares mais bonitos e interessantes do país.

Os personagens principais são “Stress” e “Relax”. Stress é um empresário pão duro que só pensa em dinheiro. Relax é diretor de cinema e só pensa em curtir. Os dois são amigos há muitos anos e Relax sempre convence Stress a investir em seus “projetos”.

Dessa vez o “projeto” é procurar a árvore mais antiga do Brasil. Stress fica animado com a possibilidade de ganhar dinheiro com essa “raridade”. O problema é que eles não sabem exatamente onde ela está. Stress e Relax saem em busca do “Grande Jequitibá Rosa” sem mapa, sem bússola e sem noção. O resultado é uma comédia com ingredientes para agradar adultos e crianças.

Ano de exibição nos cinemas: 2011.

Locais onde se passa a história:
•Rio de Janeiro •Brasília •Santa Catarina (Florianópolis) •Bahia (Salvador e Porto Seguro) •Minas Gerais (Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina) •Pernambuco (Porto de Galinhas e Olinda) •Ceará (Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara) •Rio Grande do Sul (Gramado e Caxias do Sul) •São Paulo •Paraná (Foz do Iguaçú) •Amazônia
Documentário "Vips-Histórias Reais de um Mentiroso".

site: www.documentariovips.com.br
Clique aqui para assistir ao documentário

Ano de exibição nos cinemas: 2011
Seleção Oficial do Festival do Rio 2010
Seleção Oficial da Mostra de São Paulo 2010
3a temporada Gui & Estopa no Cartoon Network, TV Cultura, Boomerang, Tooncast América Latina, Netflix, iTunes e marianacaltabiano.com.br

Clique aqui para assistir.
GARRAFINHA
Mariana Caltabiano/ Ilustrações: Rodrigo Leão

Nesta história, que deu origem a uma série da TV Globo, uma menina baixinha e gordinha arranja uma maneira criativa de se tornar popular.Veja o site.
Promoção Divertida Riachuelo

Produção do Comercial em animação e Especial para o site Iguinho. Clique aqui para ver.


Documentário dos 90 anos da Caltabiano.

Produção do Documentário de 90 anos da Caltabiano.
Clique aqui para assistir.



Zuzubalândia o Musical 2013

Espetáculo musical infantil de Mariana Caltabiano, baseado em seu livro Jujubalândia.

Clique aqui.


Dia das Crianças Riachuelo com Realidade Aumentada

Produção do Comercial em animação.

Clique aqui para assistir.


4a temporada Gui & Estopa no Cartoon Network.

Clique aqui para assistir.


Livros de Atividades e História Gui e Estopa
Em 25 de maio de 2018, Mariana Caltabiano lança a série Zuzubalândia em parceria com o canal Boomerang em toda a América Latina.

Clique aqui para ver o Release
Em 2018, Mariana lançou o livro O Problema, que aborda a importância de falarmos sobre nossos medos para poder vencê-los. Foi eleito pela Revista Crescer “Um dos 5 livros que amamos”. Ilustrações de Cauê Zunchini.
Em 2022, Mariana lançou o livro O Menino que não Sabia Ler. Ilustrações de Eduardo Jardim.
Neste livro, conhecemos um menino que estava com muita dificuldade para aprender a ler. A atividade era um desafio para ele, já que as letras não faziam sentido e ele começa a fugir das palavras. Entretanto, ao se encontrar com um mestre de caratê, o garoto descobre que precisa de tempo, paciência e persistência para juntar as letras e formar palavras. Uma história incrível para ensinar sobre o tempo de cada um.






Rua Ernest Friedrich Jost, 45 - Pinheiros - CEP 05429-070
contato@mcaltabiano.com.br
  • Gui & Estopa no Facebook
  • Zuzubalândia no Facebook
  • Mariana Caltabiano Criações
  • Brasil Animado no Facebook
  • VIPs no Facebook